(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com) |
Ceará, Vasco, Bahia, Joinville, Paysandu, Náutico, Goiás, Sampaio Corrêa, Criciúma, Avaí. A Série B de 2016 começa neste fim de semana prometendo repetir o equilíbrio dos últimos anos. Pelo menos 10 clubes trazem consigo o peso de camisas tradicionais ou futebol organizado nas últimas temporadas. E olhe que, nesta lista, não estão equipes tradicionais como Atlético-GO, Paraná e Bragantino. Vai ser uma enorme batalha até o final do ano, e o Ceará espera uma temporada de redenção após 2015. Entrar dezembro comemorando o retorno à Série A após cinco temporadas seguidas na segunda divisão.
A caminhada do time de Sérgio Soares já começa neste sábado, contra o Paysandu, às 16h, no Castelão. O velho rival nortista traz no peito as faixas de campeão do Pará e da Copa Verde e começa a Série B como candidato a uma das quatro vagas à Série A, papel que já exerceu em 2015. Notadamente, o Papão da Curuzu começa a competição no grupo dos candidatos mais sérios ao G-4, ao lado de Vasco, Bahia, Náutico, Goiás, Joinville e o próprio Ceará, que entra nessa turma mais pela esperança na reformulação atual do que no que já apresentou até aqui na temporada – e na última campanha, em que precisou de um milagre inacreditável, conduzido por Lisca, para escapar da Série C.
No caso do Alvinegro, o calendário joga contra. As duas semanas que Sérgio Soares teve para trabalhar o time antes da vitória sobre o Joinville, pela Copa do Brasil, parecem ter surtido efeito. O Ceará mostrou outra cara, mais agressiva. Criou muitas chances de gol e trouxe a Fortaleza um resultado importante contra um rival direto na Série B. Mas a equipe de Porangabuçu ainda está longe de ficar pronta. Ainda tem ajustes a serem feitos (contra o Joinville, também correu muitos riscos) e reforços a estrearem. Hoje mesmo, o clube deve anunciar novos contratados. E, entre os que já treinam, Tomas Bastos vem agradando nos treinos, mas ainda não foi testado na ‘vida real’.
É nesse estágio, de afinamento dos instrumentos, que o Vozão inicia uma sequência ingrata de jogos: o time chegou ontem à noite de Santa Catarina e já volta a campo amanhã à tarde, contra o Paysandu. E o ritmo não vai diminuir, pelo menos, por seis semanas. O Ceará vai jogar em meio e fim de semana até o dia 21 de junho ou além – as datas da 12ª rodada em diante da Série B ainda não foram divulgadas pela CBF. Os próximos jogos serão: sábado (Paysandu, em casa), terça (Joinville, em casa), sábado, dia 21 (CRB, fora), terça, dia 24 (Atlético-GO, em casa), sábado, dia 28 (Avaí, fora), terça, dia 31 (Goiás, em casa), e sábado, 4 de junho (Sampaio Corrêa, fora). Assim vai até, pelo menos, a 11ª rodada da Série B, no dia 21 de junho com dois jogos por semana.
Time
O Ceará treina hoje de manhã no Castelão, a partir das 8h30. Será a única atividade de Rafael Costa e companhia antes da estreia no Campeonato Brasileiro. Caso mantenha a escalação que agradou contra o Joinville, a primeira escalação do Ceará na Série B deve trazer: Everson; Tiago Cametá, Sandro, Antônio Carlos e Eduardo; Marino, Richardson, e Felipe; Serginho, Assisinho e Rafael Costa. O meia Tomas Bastos, no entanto, vem agradando bastante nos treinos e pode ser encaixado na onzena titular.
Fonte: O Estado CE
0 Comentar