Tendência de ocorrer La Niña no Nordeste pode trazer inverno

Foto: CAMILA DE ALMEIDA
Ainda é cedo Pará Previsão, MAS 2017 poderá ter Outro Cenário e Os Cinco ano seguidos de seca no Ceará poderão Chegar ao Fim. Qual o indicio Que aponta parágrafo ESSA Probabilidade? E o El Niño. O Fenômeno, that Atua Pará uma Ocorrência de estiagens não Nordeste, a VEM perdendo Força com o desaquecendo das Águas do Pacífico.
Com o enfraquecimento do El Niño, a VEM ganhando Corpo Outro Fenômeno: a La Niña. O oposto do "Menino" Produz hum esfriamento não Oceano Pacifico. Um Episódio climático, de e Influência mundial regional, com possibilidade de favorecer o Semiárido cearense não VEM ano que.
Dados OS, AINDA Preliminares, estão Sendo analisados ​​Pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) à partir de gráficos Recentes, de Abril Ultimo, produzidos cabelo Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade, da Universidade de Columbia (EUA) - Das UMA Parceira da Funceme.


De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, atualmente o AQUECIMENTO da Porcão fazer Pacífico that INTERESSA Pará como previsões não Nordeste do Brasil em ESTÁ 1,1º C. Já Esteve 3º C Acima da Média, Entre dezembro de 2015 EO Começo de Janeiro Deste ano.

A Tendência, Segundo a Previsão da Época, era de that Fenômeno NÃO perderia forca. O El Niño estava no pico de intensidade e empurrava o Ceará Para o quinto ano consecutivo de estiagem severa e Uma quadra chuvosa com precipitações Abaixo da Média Histórica (em torno de 804,9 milímetros de fevereiro a maio).
E se confirmaram como previsões da Funceme. Como Chuvas de Março, principais Mês da quadra invernosa do Ceará, were 33% Abaixo da Histórica mídia.
Para o fechamento do Trimestre de março-abril-maio ​​Deste ano, a Previsão persiste com 70% de chances de Ficar Abaixo da Média e SOMENTE 5% de Ficar na categoria Acima da mídia.

Um dos Indicadores de acerto da Funceme E uma baixa carga dos reservatórios cearenses Até here. o volume de Hoje de Água dos 153 açudes do Ceará NÃO passa de 13,3% do total da CAPACIDADE. Um agravante parágrafo a Travessia do quinto ano seco e Mais prejuízos à Vista para o Semiárido.

La Niña
Gráficos OS fazer Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e mostram Society, de according com Raul Fritz, que no momento há Uma possibilidade Entre 60% e 70%, comeu o último do ano, fazer aparecimento do La Niña. "Ela, Que É o oposto do El Niño, Ajuda na Qualidade de Nossas Chuvas. Ou, Pelo Menos, atrapalha não ", Afirma o meteorologista.

Para Que se consolidé uma Tendência de surgimento e Permanência da La Niña em 2017 OUTRAS Dados de Previsão climática e de temperatura deverão Ser colhidas dos Oceanos Pacífico e Atlântico e cruzados em modelos Matemáticos.
Há Mapas Que migraram da Coloração laranja e vermelha - Que indica AQUECIMENTO das Águas do Pacífico - parágrafo Uma macha azulada.Um Sinal de that ESTÁ se instalando hum resfriamento ea possibilidade de Atuação da La Niña não Trimestre de Next-dezembro-janeiro fevereiro. Falta, ágora, a Previsão parágrafo março-abril-maio ​​do ano que VEM. Exatamente o Período da quadra chuvosa no Ceará. Então uma Expectativa E that OS Dados se consolidem e tragam a chuva Tão necessária.

Fonte: Demitri Túliodemitri@opovo.com.br