O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), realizado
em 2016, revela a continuidade do crescimento nos níveis de
alfabetização no Estado. Ao todo, 86% dos alunos finalizaram o 2º ano do
Ensino Fundamental (EF) alfabetizados. Os dados serão apresentados,
nesta terça-feira (14), às 9 horas, no Palácio da Abolição, pelo
governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
Segundo a avaliação, em 2016, 74% dos alunos do 2º ano do Ensino
Fundamental encontram-se no nível desejável de alfabetização. Em 2007,
eram 30% dos estudantes neste padrão de desempenho. Percebe-se ainda uma
redução gradativa nos padrões não alfabetizados. Em 2016, 0,9% dos
estudantes encontram-se no padrão não alfabetizado, enquanto que em 2007
era de 32,8%, o que demonstra uma consolidação do processo de
alfabetização das crianças no Ceará.
O Spaece avaliou 99,2% das crianças que estão neste nível de ensino.
Para a realização da avaliação, em 2016, a gestão estadual investiu R$ 6
milhões. Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará manteve uma avaliação
positiva em todos os municípios nesta etapa da educação básica. Durante o
lançamento, também serão apresentados os dados relativos ao 5º e ao 9º
ano do Ensino Fundamental, contemplando as disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática.
O desempenho dos jovens do 5º ano apresentou os seguintes resultados:
em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu
para 39%, enquanto, em 2008, o percentual era de 6,8%; em Matemática,
ficou em 28,1%, diferente dos 3,6% apresentados em 2008.
Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic –
Programa de Aprendizagem na Idade Certa. Essa medida teve como
finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184
municípios, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do EF,
passou a atender também do 6º o 9º ano do EF nas escolas públicas
cearenses.
Os resultados começam a aparecer. O Ensino Fundamental II, que inclui
as crianças do 6º ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a
partir de 2012. Naquele ano, o percentual de alunos no nível adequado em
Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2016, para 15%. Já em
Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em
2012, para 7%, em 2016. As estratégias para alcançar a melhoria neste
nível de ensino incluem o acompanhamento das escolas, a formação de
professores e a utilização de material didático.
De acordo com o levantamento, cerca de 310 mil alunos do 2º, 5º e 9º
anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas
participaram da avaliação externa.
Programa
Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas
atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos
matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A
partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi
lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de
2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic – Programa de
Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5°
ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas
cearenses.
Spaece – Escalas
A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões,
representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não
alfabetizado; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 –
intermediário, de 125 a 150 – suficiente e acima de 150 – nível
desejável.
Os resultados do 5º ano, por sua vez, são identificados a partir de
quatro padrões de desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125
pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de 175 até 225 –
intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para Matemática, os
padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são expressos através dos
seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 –
crítico; de 200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível
adequado.
Em 2007, ano de implantação do Paic, a média de proficiência
alcançada no 2º ano do Ensino Fundamental foi de 119,1 pontos, o que
corresponde ao padrão intermediário. Em 2016, alcançou 185,6 pontos, o
que demonstra uma evolução para o padrão suficiente, ou seja, melhor
nível da escala.
Essa melhoria nos níveis de alfabetização e dos primeiros anos do
ensino fundamental alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos
esforços de todos os municípios com o apoio estadual.
Prêmio Escola Nota Dez
Com o objetivo de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo
nos primeiros anos de escolaridade e a continuidade desse trabalho nas
séries seguintes, existe o Prêmio Escola Nota Dez. Instituída pelo
Governo do Ceará, a premiação está em sua nona edição.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
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